Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Compare preços de Câmeras digitais: Sony | Samsung | Panasonic | Canon

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Desmistificando o Java

JRE, JVM, JSE, JEE, JME, JDK, JFX, JIT, JAR. Perae, muita calma nessa hora, isto não é sopa de letrinhas. Estamos falando das siglas que rodeiam a plataforma Java.
Neste artigo estarei mostrando o significado destas siglas e esclarecendo para que serve cada uma. Na verdade este artigo servirá como seu dicionário da linguagem Java.

Primeiro teremos uma visão geral da Plataforma Java através da figura a seguir:



Então vamos àlgumas siglas:

JAR: Acrônimo de Java Archive, é um arquivo compactado usado para distribuir um conjunto de classes Java. É usado para armazenar classes compiladas e metadados associados que podem constituir um programa. Arquivos jar podem ser criados e extraídos usando o utilitário "jar" da JDK. Ferramentas de compressão (como o Winzip) também podem criar arquivos jar. Um arquivo jar possui um arquivo manifesto localizado no caminho META-INF/MANIFEST.MF. As entradas do arquivo manifesto determinam como o arquivo jar será usado. Arquivos jar que têm a intenção de serem executáveis (como o *.exe do Windows) terão uma de suas classes especificadas como a classe "principal". O arquivo manifesto terá uma entrada como:

Main-Class:meusProgramas.MinhaClasse

As aplicações contidas nestes arquivos são tipicamente executadas com um comando similar a:

java -jar exemplo.jar

Em Junho de 2005 foi iniciado o JSR 277: Java Module System que pretende criar um sucessor do formato jar.


JDK: Acrônimo de Java Development Kit, é o kit para desenvolvimento de aplicações Java. É composto pelo compilador JIT ( veremos seu significado mais a frente ) e bibliotecas padrões. O JDK só deve ser instalado na máquina de desenvolvimento, nunca na máquina do cliente, neste será instalado a JRE.


JEE: Acrônimo de Java Enterprise Edition Kit, é a divisão da plataforma Java voltada para aplicações corporativas. Ela é voltada para aplicações multi-camadas, baseadas em componentes que são executados em um servidor de aplicações. A plataforma Java EE é considerada um padrão de desenvolvimento já que o fornecedor de software nesta plataforma deve seguir determinadas regras se quiser declarar os seus produtos como compatíveis com Java EE.
A plataforma J2EE contém uma série de especificações, cada uma com funcionalidades distintas. Entre elas, tem-se: JDBC, Servlets, JSP, EJB etc.


Por hoje é só pessoal, brevemente estarei lançando a parte 2 desse artigo. Abraços :).


2 comentários:

Unknown disse...

Se puder pesquise sobre conectividade com sistemas de banco de dados gratuitos como PostgreSQL e demais. É um tópico imprescindível para quem desenvolve software utilizando Java.

Francislon Silva disse...

Claro Marcio, breve estarei postando um artigo sobre conectividade de banco de dados com MySql e com PostgreSql também :)
Obrigado pela dica