Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Compare preços de Câmeras digitais: Sony | Samsung | Panasonic | Canon

domingo, 20 de janeiro de 2008

Desmistificando o Java - Parte 2

Dando continuidade ao artigo Desmistificando o Java, veremos nesta parte o significado das seguintes siglas: JFX, JIT e JME.

JFX: Mais conhecido como JavaFX, foi apresentado pela Sun em maio do ano passado como uma nova estratégia da empresa para levar o Java ao desenvolvimento fácil de interfaces ricas com o usuário. Dois produtos foram anunciados: JavaFX Mobile e o JavaFX Script.

  • JavaFX Mobile é um novo sistema operacional baseado no kernel do Linux e com uma JVM portátil que pretende levar o Java ao novo mercado dos “smartphones” a la iPhone. Seria voltado ao desenvolvimento fácil de aplicativos bonitos e usáveis em ambiente móvel.
  • JavaFX Script é uma nova linguagem de programação pensada para o desenvolvimento de interfaces Swing/AWT/Java2D de forma mais fácil do que hoje. A idéia da Sun é atacar o mercado Desktop, onde o Java tem ganho certo mercado ultimamente, mas também atacar o Adobe Flex e o Microsoft Silverlight no mercado de aplicativos ricos na web, hoje dominado pelo Adobe Flash.
JIT: Acrônimo de Just In Time ( não pense que está errado, desta vez J não é de Java :) ). É o compilador Java que interpreta os bytecodes em tempo de execução.

JME: Acrônimo de Java Micro Edition. Voltado para o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis ou portáteis, como celulares, palmtops e smarthphones.
Há duas configurações para um dispositivo móvel ou portátil. Uma para dispositivos com maior capacidade computacional , denominado CDC (Connected Device Configuration), como palmtops por exemplo. A outra com menor capacidade computacional, denominado CLDC (Connected Limited Device Configuration), como celulares comuns por exemplo.


E por hoje é só. Breve a terceira parte do artigo Desmistificando o Java :).

4 comentários:

Pablo Barboza Cardoso disse...

Iae mo fio..... muito sucesso com o Blog ;-) estarei sempre passando por aqui pra me inteirar sobre as novidades...

abração

Unknown disse...

Olá,

eu recentemente fiz um estudo sobre JavaFx Script e fiquei muito impressionado com esta nova tecnologia. É supreendente a produtividade que se obtém com sua sintaxe declarativa, tornando-a muito mais fácil em relação a Java. Um ponto bastante interessante é que ela não é algo separado/afastado do Java, pois JavaFX Script suporta dá suporte ao Java! Através da JSR 223, você pode invocar código JavaFx numa aplicação Java e vice-versa.
Um link legal é do engenheiro reponsável pelo projeto JavaFX:
Chirs Oliver: http://blogs.sun.com/chrisoliver/

Para quem quiser ver JavaFx na prática: http://blogs.sun.com/chrisoliver/resource/spaceInvaders.jnlp

Abração meu velho, ficou show o blog! Adoro Java!

Francislon Silva disse...

Brigadão Ramon, irei postar os links em um próximo post :).
Abração.

Francislon Silva disse...

Valeu pelo apoio ao Blog Pablo.
Abração meu velho.