O Netbeans é na minha opinião a melhor IDE livre para desenvolvimento java. A cada nova versão sua performance tem notoriamente melhorado.
Além de Java(JavaSE, JavaME e JavaEE) o Netbeans também suporta C, C++, Ruby e Ruby on Rails, HTML, XML, Javascript, PHP, Python, Ajax, Groovy and Grails e em breve a JavaFX.
O Netbeans já é uma verdadeira plataforma de desenvolvimento, você praticamente não precisa fechá-la para programar em outra linguagem.
Para fazer o download da versã0 6.5 visite:
http://www.netbeans.org/downloads/index.html
Para ver as características desta nova versão:
http://www.netbeans.org/features/index.html
(Update: Já saiu a versão com suporte a JavaFX :))
domingo, 23 de novembro de 2008
Saiu a versão final do Netbeans 6.5
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Francislon Silva
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23:13
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terça-feira, 21 de outubro de 2008
Entendendo Orientação à Objetos
Bem pessoal, depois de muito tempo este blogueiro decidiu voltar à ativa :)
Estava meio sem tempo esses dias.
Decidi escrever um pouco sobre orientação à objetos para vocês.
Orientação à objetos é um paradigma de programação que torna a codificação um pouco mais próxima da realidade.
Para entender os conceitos de programação orientada à objetos (POO) basta olharmos para os objetos do mundo real. Um objeto no mundo real possui atributos e comportamentos.
Por exemplo, olhe para a geladeira de sua casa. Ela possui os seguintes atributos: cor, temperatura, altura e largura. A partir destes atributos podemos verificar os comportamentos de sua geladeira: aumenta temperatura, diminui temperatura e muda de cor.
Agora olhe durante alguns minutos para todos os objetos ao seu redor e pense nos seus atributos e comportamentos. Fazendo isso você irá entender mais facilmente os conceitos de orientação a objetos.
Entendendo o significado de objetos iremos aprender mais alguns conceitos muito importantes no mundo da programação orientada a objetos.
Classes
Sabemos que existem milhões de objetos geladeira no mundo. Mas todas possuem o mesmo conjunto de atributos e comportamentos que nós citamos no inicio do texto. Então podemos dizer que a partir de um modelo de atributos e comportamentos, iremos construir vários objetos com aquele modelo.
Na POO dizemos que uma geladeira é instância de uma classe de objetos conhecida como Geladeira. Uma classe é um modelo para construirmos objetos individuais.
Vejamos nossa classe Geladeira escrito utilizando a linguagem Java:
public class Geladeira {
String cor = "Branca";
int temperatura = 0;
float altura = (float) 1.98;
float largura = (float) 1.15;
public void mudaCor(String novaCor){
cor = novaCor;
}
public void aumentaTemperatura(int incrementa){
temperatura = temperatura + incrementa;
}
public void diminuiTemperatura(int decrementa){
temperatura = temperatura - decrementa;
}
public void mostraAtributos(){
System.out.printf(" Cor: %s\n Temperatura:%d"
+ "\nAltura:%f\nLargura:%f", cor,
temperatura, altura, largura);
}
}
Após termos criado nossa classe Geladeira, iremos agora criar um objeto geladeira no nosso método main.
public class Main {
public static void main(String[] args) {
Geladeira geladeira = new Geladeira();
geladeira.mostraAtributos();
}
}
Então pessoal, fiz esse texto bem curtinho só para motivar vocês a terem curiosidade para estudar mais sobre a tal orientação à objetos que tanto embola a cabeça do povo.
Abaixo segue um link muito legal do site da sun onde você pode aprender outros conceitos relacionados à POO.
Boa leitura :)
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/java/concepts/
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Francislon Silva
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00:24
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terça-feira, 11 de março de 2008
Tipos de dados nativos da linguagem Java
Um tipo de dado determina o escopo onde um determinado atributo pode existir.
Em Java temos oito tipos de dados básicos, nativos da linguagem. São eles:
● boolean (true ou false): Valores Booleanos;
● char (0 a 65535): Caracteres representados em 16 bits;
● byte (-128 a 127): Inteiro de 8 bits;
● short (-32768 a 32767): Inteiro de 16 bits;
● int (-2E31 e 2E31): Inteiro de 32 bits;
● long (-2E63 e ( 2E63 - 1) ): Inteiro de 64 bits;
● float (1.40239846E-46 e 3.40282347e+38): Ponto flutuante de precisão simples;
● double (4.94065645841246544E-324 e 1.7976931348623157E+308): Ponto flutuante de precisão dupla.
A linguagem Java é case sensitive, ou seja, diferencia maiúsculas de minúsculas. Portanto quando for declarar seus atributos se atente a isso, pois tipos primitivos são declarados com letras minúsculas.
Explicando os tipos:
boolean: Este tipo representa apenas dois estados, true(verdade em português) e false(falso em português). Muito usado para representar atributos que só exercem dois valores em todo o ciclo de vida do programa.
Exemplo de utilização: representar o sexo de uma pessoa(só existe dois valores possíveis).
char: Tipo caracter, representa apenas caracteres(letras e números) UNICODE. Cada atributo do tipo char representa um caracter, que deve estar entre aspas simples.
Exemplo de utilização: Representar a letra inicial do nome de uma pessoa.
byte, short, int e long: Tipos de valores inteiros. Como o próprio nome já diz, estes tipos aceita valores inteiros(não-decimais) no seu escopo. A diferença entre byte, short, int e long são os intervalos de valores que eles aceitam. O short tem o menor intervalo e long o maior, como visto na lista descrita no inicio deste post.
Exemplo de utilização: representar a idade de uma pessoa.
float e double: Tipos de valores ponto flutuante. Representam valores com digitos decimais. Como nos inteiros, a diferença entre float e double é o intervalo de valores aceitos(vide lista no inicio do post).
Exemplo de utilização: representar a média de um aluno no semestre.
Mas cadê o tipo String?
String não é um tipo nativo da linguagem. String é uma classe que representa um array de caracteres. Utilizado para representar palavras, frases etc. Uma String é constante, ou seja, após inicializada seu valor é imutável. Para se criar Strings mútaveis, temos a classe StringBuffer.
Trarei um pouco mais de detalhes da classe String mais à frente.
Espero que tenham entendido.
Abraços.
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Francislon Silva
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04:29
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quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008
Hello World Java
Há uma supertição no mundo da programação que diz o seguinte: se você não começar a programar em uma linguagem de programação com um "Hello World", seu futuro nesta linguagem não será muito bom.
Então para não infringir esta supertição iniciaremos nosso primeiro programa usando o Java. Abra algum editor de texto qualquer, eu usarei o bloco de notas do Windows, mas você pode usar o Gedit do Ubuntu, o wordpad, o Vi, o Vim, o Kedit e assim sucessivamente.
Com o seu editor de texto aberto digite as seguintes linhas:
public class HelloWorld{
public static void main( String args[] ){
System.out.println("Hello World Java :D ");
}
}
Salve este arquivo como "HelloWorld.java", exatamente como está escrito conforme a figura abaixo:
Basta escolher o diretório que queira salvar o arquivo. Eu salvei no Desktop.
Pronto. Terminamos a parte da codificação. Vamos agora compilar e executar nosso programa.
Abra o Prompt de Comando. Perceba que o prompt já vem com um caminho padrão, mas nós precisamos que o prompt aponte para o diretório onde está nossa CLASSE java que acabamos de fazer. Normalmente o caminho padrão é "C:\Documents and Settings\usuario". Entraremos então no diretório Desktop, que foi onde salvei minha classe, com o seguinte comando "cd Desktop". Nosso prompt agora aponta para "C:\Documents and Settings\usuario\Desktop", que é onde encontra-se o arquivo HelloWorld.java.
Com o prompt ainda aberto digite: "java HelloWorld" e veja o resultado:
Nós já codificamos, compilamos e executamos nosso programa. Agora vamos às explicações necessárias.
Em Java os arquivos de código fonte deverão conter classes que executam uma determinada tarefa.
No nosso exemplo nós temos uma classe chamada HelloWorld com o modificador de acesso public, você aprenderá o significado dos modificadores de acesso brevemente. Dentro de nossa classe nós temos um MÉTODO chamado main, o main é o principal método de qualquer aplicativo Java, ou seja, todo programa em Java tem que ter obrigatoriamente um método main executando alguma ação. No main nós mandamos o sistema imprimir a frase "Hello World Java :D" através do comando System.out.println().
Qualquer dúvida, ou sugestão esteja a vontade.
Simples, não? Olá mundo, agora você está programando em Java :).
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Francislon Silva
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06:23
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sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
Instalando a JDK
Após nossa série Desmistificando o Java, onde mostramos definições das principais siglas que rodeiam a plataforma Java, estarei aqui mostrando a instalação da JDK(Java Development Kit) no ambiente Windows. Para quem não se lembra o que é a JDK vide isto: http://chadetecnologia.blogspot.com/2008/01/desmistificando-o-java.html
Inicialmente faremos download da versão mais recente da JDK no site da sun:
http://java.sun.com/javase/downloads/?intcmp=1281
No momento que escrevo este tutorial a versão da JDK corrente é a 6 na quarta atualização.
Após feito o download da JDK, que já vem com a JRE embutida, você irá instalá-la na sua máquina. A instalação é bastante simples.
Após a instalado vamos verificar se ocorreu tudo certo. Vá no prompt de comando e digite: java -version. Aparecerá então a versão da JDK instalada.
Porém se você digitar o comando para compilar as classes, o javac, perceba que dará erro. Este erro ocorre devido ao seu sistema não saber onde se encontra o compilador javac.
Vamos setar então as variáveis de ambiente do windows, para mostrar a ele que existe o compilador javac. Seguiremos os seguintes passos:
1 - Clique com o botão direito em Meu Computador, vá em Propriedades, depois Avançado e por fim clique no botão Variavéis de Ambiente.
2 - Na opção Variaveis do Sistema edite a variável Path já existente e adicione ao fim do conteúdo existente o caminho da pasta bin da JDK(seria mais ou menos: C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_4\bin).
3 - Reinicie seu computador para que as alterações sejam salvas corretamente
4 - Abra o prompt de comando e digite javac, aparecerá então várias opções. Isto significa que
o compilador poderá ser usado a partir de agora.
Existem variações destas configurações setando as variáveis de ambiente. Mostrei aqui a mais simples, mas tudo funcionará corretamente :).
No próximo tutorial você fará seu primeiro programa em Java.
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Francislon Silva
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00:43
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quinta-feira, 24 de janeiro de 2008
Na lista das 100 melhores companhias para se trabalhar, a gigante da tecnologia Google lidera
Na lista das 100 melhores empresas para se trabalhar da revista de negócios Fortune, a empresa que lidera é a Google. Com refeições gratuitas, natação, spa, e médicos no local, a empresa é referência no Vale do Silício. Engenheiros do Google podem gastar até 20% do tempo em projetos independentes.
As outras empresas da área de tecnologia que estão na lista são: Cisco Systems, Qualcomm, Adobe Systems, Yahoo e Microsoft, em 11º, 14º, 31º, 44º e 50º, respectivamente.
Você pode ver a lista completa em: http://money.cnn.com/magazines/fortune/bestcompanies/2007/full_list/
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Francislon Silva
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08:54
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quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
Tutorial delicious. Você nunca mais perderá seus favoritos!!
Quantas vezes você formatou seu computador e esqueceu de salvar os favoritos? Pois bem, irei apresentar para vocês o delicious.
O delicious é um site que tem como objetivo armazenar seus favoritos na web. Assim você poderá acessar seus favoritos em qualquer computador, basta ter conexão com a internet.
Farei um breve tutorial aqui para vocês mostrando o delicious:
1 - Vá no site del.icio.us e clique em register. Aparecerá a seguinte tela de cadastro:
Preencha com o seu username(nome de usuario/apelido), full name(nome completo), password(senha), email e as letras de segurança. Depois basta clicar em "register".
2 - No segundo passo você irá instalar a extensão delicious no firefox. Se você não usa firefox, no próprio site do delicious tem opção para instalar o botão em outros browsers, mas aqui só abordo o firefox. Com esta extensão do firefox você poderá adicionar seus favoritos através de um clique no menu del.icio.us>Add bookmark, ou apertando Ctrl+D.
3 - Após instalado os botões aparecerá uma tela com um pequeno tutorial ensinando a usar os botões que foram instalados.
Este botão, o My del.icio.us, serve para abrir sua página de favoritos.
Este botão, o Tag This, serve para você adicionar sua página atual no seu del.icio.us.
E para acessar sua página de favoritos basta você acessar: http://del.icio.us/seuUsername.
Até a próxima :)
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Francislon Silva
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