Olhando as assinaturas do pessoal do GUJ percebi que em muitas delas estava um link para um serviço chamado Twitter. Eu fui verificar para que servia este serviço.
O Twitter é um serviço para microblogging, ou seja, serve para que as pessoas façam atualizações breves de texto e publiquem na internet.
Não precisa coçar a cabeça, a idéia é simples assim. A pessoa constantemente atualiza o que ela está fazendo e os seguidores dela no Twitter vêem esta atualização em tempo real.
Para começar a utilizar o Twitter basta fazer um cadastro no próprio site do serviço: http://www.twitter.com/signup.
Após o cadastro você poderá personalizar o seu perfil no twitter e começar a adicionar novos amigos para seguir as atualizações deles.
A partir daí basta você ir atualizando seu status, digitando o texto da atualização na caixa "What are you doing?".
Se você utiliza o Firefox tem várias extensões para facilitar a atualização no seu Twitter, eu recomendo a TwitterFox que pode ser baixada em: https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/5081.
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Conhecendo o Twitter
Postado por
Francislon Silva
às
14:48
0
comentários
Marcadores: artigo, microblogging, tutorial, twitter, twitterfox
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Estruturas de Controles de Fluxo - Parte 1
Vou falar um poquinho sobre as estruturas de controle em Java...
-Estrutura de seleção única - if (Se)
Utiliza-se o if quando queremos escolher um curso alternativo para o programa.
* Estrutura Basica: if(condição)
{ faz alguma coisa}
Tomemos como exemplo a classe Geladeira (post anterior), queremos implementar um
alarme para que quando a temperatura esteja acima dos 15º seja exibido um alarme.
public void alarmeTempeAlta (int temperatura) {
if(temperatura>15) {
System.out.println("Cuidado Temperatura Alta");
}
-Estrutura de seleção dupla - if...else (se...senao)
* Estrutura basica: if(condição)
{faz isso}
else
{faz outra coisa}
Ex: Implementar um indicador de "carro em movimento".
public void carroEmMovimento(int velocidade){
if(velocidade > 0){
System.out.println("Carro em Movimento");
}
else{
System.out.println("Carro Parado");
}
}
-Operador condicional (?:)
O Java fornece o operador condicional (?:) que pode substituir o if...else. Esse é o único operador ternário do java - significa que ele recebe três operandos.
juntos, os operandos e o simbolo ?: formam uma expressão condicional.
*Estrutura básica: expressão ? Verdadeiro : falso
Logo, o exemplo acima pode ser escrito da seguinte forma:
public void alarmeTempeAlta (int velocidade) {
System.out.println( velocidade>0 ? "Carro em movi"
+ "mento" : "Carro parado");
}
Bem pessoal, na proxima postagem continuo com as estruturas de seleções múltiplas: if...else aninhados e o switch.
Até breve!
Postado por
jOhNnY
às
23:38
0
comentários
Marcadores: ?:, estrutura de controle, if else, java
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Novo Colaborador...
Olá pessoal =D
Quem postas aqui é João
Um pouco sobre mim...
Assim como Fran, sou graduando em Ciência da Computação na UESC e participo do MEj, atualmente como diretor de projetos da Empresa Júnior de Computação da Uesc - TecnoJr.
Então é isso ai pessoal, espero passar minhas experiências e que vocês possam aprender um pouco com elas ...
Um abraço,
jOhNnY
Postado por
jOhNnY
às
22:07
0
comentários
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Ranking da TIOBE de Janeiro de 2009
O ranking da TIOBE mede a popularidade das linguagens de programação utilizando como base os mecanismos de busca mais utilizados (Google, Msn, Yahoo) além do Youtube. Este ranking é bastante utilizado por todo mundo para mostrar o crescimento ou o decrescimento de determinada linguagem.
Java continua líder, mas C e C++ tiveram um grande crescimento em relação à Janeiro do ano passado, e estão em segundo e terceiro, respectivamente. Em quarto aparece Visual Basic e em quinto PHP, ambas as linguagens caíram uma posição em relação ao mesmo período do ano passado.
Para ver o ranking completo basta acessar: http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html.
Postado por
Francislon Silva
às
08:42
0
comentários
Marcadores: noticias
sábado, 24 de janeiro de 2009
Java com paixão
Não. Eu não vou falar da minha paixão por Java neste post. Vou falar de um site que trás vários cursos gratuitos de java, o javapassion.
Este site possui uma grande variedade de cursos abordando vários temas da tecnologia Java, desde os conceitos iniciais até os conceitos mais avançados.
Este site é mantido principalmente por Sang Shin, um grande evangelista da linguagem Java.
Para vocês entrarem no ritmo tem um curso de JavaFX que começa agora no dia 30 de janeiro de 2009. Para se inscrever basta mandar email para javafxprogramming-subscribe@googlegroups.com.
Boa sorte a todos.
Postado por
Francislon Silva
às
03:12
0
comentários
Marcadores: cursos gratuitos, java, noticias
domingo, 23 de novembro de 2008
Saiu a versão final do Netbeans 6.5
O Netbeans é na minha opinião a melhor IDE livre para desenvolvimento java. A cada nova versão sua performance tem notoriamente melhorado.
Além de Java(JavaSE, JavaME e JavaEE) o Netbeans também suporta C, C++, Ruby e Ruby on Rails, HTML, XML, Javascript, PHP, Python, Ajax, Groovy and Grails e em breve a JavaFX.
O Netbeans já é uma verdadeira plataforma de desenvolvimento, você praticamente não precisa fechá-la para programar em outra linguagem.
Para fazer o download da versã0 6.5 visite:
http://www.netbeans.org/downloads/index.html
Para ver as características desta nova versão:
http://www.netbeans.org/features/index.html
(Update: Já saiu a versão com suporte a JavaFX :))
Postado por
Francislon Silva
às
23:13
2
comentários
terça-feira, 21 de outubro de 2008
Entendendo Orientação à Objetos
Bem pessoal, depois de muito tempo este blogueiro decidiu voltar à ativa :)
Estava meio sem tempo esses dias.
Decidi escrever um pouco sobre orientação à objetos para vocês.
Orientação à objetos é um paradigma de programação que torna a codificação um pouco mais próxima da realidade.
Para entender os conceitos de programação orientada à objetos (POO) basta olharmos para os objetos do mundo real. Um objeto no mundo real possui atributos e comportamentos.
Por exemplo, olhe para a geladeira de sua casa. Ela possui os seguintes atributos: cor, temperatura, altura e largura. A partir destes atributos podemos verificar os comportamentos de sua geladeira: aumenta temperatura, diminui temperatura e muda de cor.
Agora olhe durante alguns minutos para todos os objetos ao seu redor e pense nos seus atributos e comportamentos. Fazendo isso você irá entender mais facilmente os conceitos de orientação a objetos.
Entendendo o significado de objetos iremos aprender mais alguns conceitos muito importantes no mundo da programação orientada a objetos.
Classes
Sabemos que existem milhões de objetos geladeira no mundo. Mas todas possuem o mesmo conjunto de atributos e comportamentos que nós citamos no inicio do texto. Então podemos dizer que a partir de um modelo de atributos e comportamentos, iremos construir vários objetos com aquele modelo.
Na POO dizemos que uma geladeira é instância de uma classe de objetos conhecida como Geladeira. Uma classe é um modelo para construirmos objetos individuais.
Vejamos nossa classe Geladeira escrito utilizando a linguagem Java:
public class Geladeira {
String cor = "Branca";
int temperatura = 0;
float altura = (float) 1.98;
float largura = (float) 1.15;
public void mudaCor(String novaCor){
cor = novaCor;
}
public void aumentaTemperatura(int incrementa){
temperatura = temperatura + incrementa;
}
public void diminuiTemperatura(int decrementa){
temperatura = temperatura - decrementa;
}
public void mostraAtributos(){
System.out.printf(" Cor: %s\n Temperatura:%d"
+ "\nAltura:%f\nLargura:%f", cor,
temperatura, altura, largura);
}
}
Após termos criado nossa classe Geladeira, iremos agora criar um objeto geladeira no nosso método main.
public class Main {
public static void main(String[] args) {
Geladeira geladeira = new Geladeira();
geladeira.mostraAtributos();
}
}
Então pessoal, fiz esse texto bem curtinho só para motivar vocês a terem curiosidade para estudar mais sobre a tal orientação à objetos que tanto embola a cabeça do povo.
Abaixo segue um link muito legal do site da sun onde você pode aprender outros conceitos relacionados à POO.
Boa leitura :)
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/java/concepts/
Postado por
Francislon Silva
às
00:24
2
comentários
Marcadores: artigo, java, orientacao a objetos